Perguntas Frequentes
Como funciona o sistema de energia solar fotovoltaica?
Os sistemas de energia solar funcionam a partir de um painel fotovoltaico e outros equipamentos do kit solar que convertem a luz do sol diretamente em energia elétrica. Essa energia pode suprir até todo o consumo elétrico de uma casa, empresa, propriedade rural ou mesmo uma indústria.
O sistema de energia solar faz barulho?
Não, ele é super silencioso. O painel solar produz energia através de um processo fotoquímico, e não mecânico, que não produz barulho algum.
Como o sistema de energia solar funciona a noite?
O sistema de energia solar não produz energia durante a noite e, nesses períodos, a sua casa ou empresa é atendida pela energia da distribuidora. Durante as horas do dia, o seu sistema segue produzindo energia e todo o excedente (o que não foi consumido) é injetado na rede, emprestado para a distribuidora e convertido em créditos para você. Ao final de cada mês, os créditos são automaticamente utilizados para compensar a energia consumida durante a noite, o que proporciona uma economia de até 95% na conta de luz.
Se acabar a luz da rua o meu sistema de energia solar continua funcionando?
Para sistemas fotovoltaicos conectados à rede (on grid), a resposta é não. Nessa configuração, o gerador trabalha em paralelo com a rede elétrica e é dotado de um mecanismo de proteção chamado de anti-ilhamento, que cessa a operação do sistema até que a energia da rede seja reestabelecida. Isso é necessário para evitar acidentes ou danos ao seu sistema. Futuramente, após a regulação do uso de baterias em sistemas on grid, será possível utilizar a energia solar armazenada para suprir o consumo do imóvel em momentos que a rede esteja sem energia. Esse tipo de gerador é chamado de sistema fotovoltaico híbrido e possui um custo de instalação mais alto devido ao valor das baterias.
Eu consigo “zerar” a minha conta de luz com um sistema de energia solar fotovoltaica conectado na rede?
Não. Por lei, todos os consumidores conectados à malha elétrica devem pagar pelo custo de disponibilidade da rede, incluindo os consumidores com gerador de energia solar. Essa taxa mínima de luz, como é conhecida no popular, é a forma de arrecadação utilizada para cobrir os custos com a manutenção e reparos da rede, e com a iluminação pública. Dessa forma, mesmo que o seu sistema consiga suprir todo o consumo de sua casa ou empresa, a sua conta de luz nunca será “zerada”, embora a redução do valor possa chegar em até 95% todo mês.